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Redes sociais na crise do coronavírus: 5 conselhos práticos

13/04/2020

Redes sociais na crise do coronavírus: 5 conselhos práticos

Seja com lives no Instagram, disponibilização de material gratuito, cursos online ou conteúdo em parceria com especialistas e influenciadores, uma tendência foi estabelecida: as marcas estão intensificando a presença nas redes sociais na crise do coronavírus.

Com estabelecimentos comerciais fechados, para muitas empresas o único ponto de contato que restou com o cliente foi a internet. Do outro lado, os usuários estão mais conectados com o mundo virtual desde que foram implementadas as medidas de isolamento: o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) resgistrou um aumento gradual do consumo de internet a partir de março deste ano.

Diante desse cenário, aumentar os esforços em comunicação online pareceu a alternativa mais certeira para muitas empresas. Porém, estar presente não é o suficiente: é importante que a sua mensagem se destaque em meio à avalanche de conteúdo de está sendo criada,  fortaleça a marca e não cause repercussões negativas.

A equipe da G&A dá algumas dicas para produzir conteúdo nas redes sociais na crise do coronavírus:

Estratégia de qualidade ainda traz resultados

A pandemia não alterou a dinâmica das redes sociais: importante ainda é gerar engajamento e criar identificação com o público. Tendências mais recentes – como a co-criação de conteúdo em parceria com influenciadores, uso de vídeos e conteúdo temporário – também continuam em alta. Durante a crise do coronavírus, as marcas não têm que inventar a roda nas redes sociais, mas é preciso mais do que nunca seguir a estratégia, fazer bem feito e estar presente de maneira relevante no feed (e na mente) do seu público.

Veja nesse post nove tendências para as mídias sociais em 2020

Invista em (boas) lives

As lives no Instagram e no YouTube têm sido uma maneira que marcas e influenciadores encontraram para se manter próximos ao público durante o distanciamento social. A palavra-chave aqui é relevância: ofereça informação e entretenimento adequado às necessidades atuais do consumidor.

celular em primeiro plano gravando uma mulher segurando um produto - redes sociais na crise do coronavírus

Um case bem sucedido é o da a Magnus Futsal, que passou a transmitir ao vivo o treinamento desde a proibição dos torneios esportivos. Orientados pelo treinador físico do time, todos os atletas do clube participaram online, de casa, e os torcedores podiam fazer os mesmos exercícios. Caso não dê para “encaixar” seu produto ou serviço na live, ofereça conteúdo útil aos usuários: a marca de cerveja artesanal Hoegaarden, por exemplo, tem feito lives diárias com aulas de yoga no Instagram.

 

Parceria com influenciadores traz bons resultados

Já não é novidade que associar uma marca a influenciadores adequados gera resultados positivos. Durante a crise, a parceria com influencers e creators pode ajudar a criar conteúdo relevante, aumentar views e interações no perfil da marca. A BIC, cliente da G&A, tem feito lives no Instagram duas vezes por semana com as influenciadoras Jady Salvatico e Professora Coruja, que dão aulas de lettering e ensinam atividades para fazer com as crianças em casa.

 

Não deixe de postar

Mesmo com o cenário econômico desanimador, as empresas não devem deixar a estratégia digital de lado. Para a maioria dos negócios, o único ponto de contato possível com o público atualmente é o mundo virtual. Não estar presente nas redes sociais faz a marca “sair do radar” dos consumidores, o que pode tornar a retomada dos negócios ainda mais difícil.

 Deixe claro o seu propósito de marca

Os consumidores têm exigido cada vez mais que as marcas se posicionem com relação a questões sociais e durante a crise do coronavírus não seria diferente. É importante continuar vendendo o seu peixe, porém, falar só do seu produto ou serviço nas redes, como se nada estivesse acontecendo, é, no mínimo, estranho. Encontre uma causa (ou causas) que tenham a ver com a sua marca e o seu público e fale sobre isso nas redes sociais. A Havaianas, por exemplo, saiu com o mote “vista a sandália dos outros” com a hashtag #EmpatiaGeraEmpatia, com mensagens positivas e posts que estimulam boas atitudes. E muitas outras empresas se aproximaram do público por meio de ações socialmente responsáveis.

 

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Uma publicação compartilhada por Havaianas (@havaianas) em

As marcas intensificaram a tática nas redes sociais. O que a sua empresa tem feito para fortalecer a sua imagem e construir uma aproximação com o público durante e depois da crise que estamos vivendo?

 

 

 

 

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Mila de Oliveira

Especialista em conteúdo e SEO