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Storytelling profissional: como construir sua narrativa corporativa

16/11/2021

Storytelling profissional: como construir sua narrativa corporativa

O storytelling profissional é (muito) mais que contar histórias de modo a entreter o público, ele é uma ferramenta que auxilia executivos e empresas a alcançarem seus objetivos.

O que é storytelling profissional?

Storytelling é a técnica de contar histórias que atraiam a atenção e despertem emoções na audiência, por meio de um enredo bem construído e narrativa envolvente.

O storytelling profissional adapta esse conhecimento às situações da vida corporativa. Essa técnica é usada em entrevistas, palestras, apresentações e reuniões com o objetivo de transmitir as mensagens-chave de forma eficiente e comovente.

Qual a utilidade do storytelling para executivos?

Muitos líderes, quando dão entrevistas para a imprensa ou durante palestras e reuniões, soam repetitivos e impessoais. Apresentam dados e informações, mas não conseguem impactar a audiência.

O storytelling profissional ajuda o executivo a ter um discurso envolvente, transmitir as mensagens-chave e estabelecer uma conexão emocional com o público.

Boas histórias ativam o sistema límbico (relacionado ao sistema do cérebro responsável pelas emoções e pelo comportamento social) e geram mais empatia que a apresentação de dados analíticos. Quando uma narrativa desperta nossas emoções a retenção aumenta, ou seja, lembramos mais das informações mencionadas.

Quais competências de comunicação são esperadas de um executivo? Confira nosso post!

Exemplos de storytelling

Grandes marcas usam o storytelling para contar histórias que geram identificação e despertam emoções. Boas narrativas criam uma conexão direta entre a marca e o público-alvo, e, por meio delas, as empresas conseguem transmitir suas mensagens-chave.

As mesmas técnicas usadas em campanhas de sucesso podem ser adaptadas à vida profissional, ajudando a criar um discurso envolvente e convincente.

  • Storytelling Dove: Retratos da Beleza

O vídeo mostra duas situações. Na primeira, mulheres se descrevem para um artista forense, especialista em retrato-falado. Na segunda, outras pessoas descrevem, para o mesmo artista, as mulheres que haviam sido retratadas anteriormente.

O resultado é que o retrato feito com base no depoimento da própria mulher fica mais “feio” que o outro, pois elas ressaltaram mais seus aspectos negativos: rugas, manchas e “defeitos” do rosto.

A mensagem passada é que as mulheres não conseguem reconhecer a própria beleza. A marca busca trabalhar a autoestima do seu público feminino, mostrando que é preciso se amar mais.

  • Storytelling Always: Like a Girl

No vídeo, a diretora pede a adultos que realizem ações, como correr, lutar ou atirar objetos “como uma menina”. As interpretações mostram as meninas como sendo fracas, sem habilidade e vigor. Depois, a diretora pede a meninas mais novas que executem as mesmas ações e elas mostram exatamente o contrário: vigor, força e habilidade.

A campanha aborda o tema da falta de confiança que impacta mulheres na adolescência. A mensagem é que esse problema decorre, em parte, porque elas aprendem que meninas são incapazes e que há algo de errado com elas.

Leia também: Storytelling em redes sociais – 5 dicas para colocar em prática

Dicas para um bom storytelling profissional

  • Antes de tudo, defina um objetivo

O storytelling profissional é uma ferramenta que ajuda líderes e empresas a alcançarem suas metas. Sem objetivo definido, o seu storytelling vai ser apenas uma historinha interessante e não uma ferramenta de mudança.

Por isso, estabeleça onde você quer chegar. Por exemplo, convencer os colaboradores a engajar em um projeto, expor de maneira eficiente o seu ponto de vista para um jornalista, provocar empatia pela marca em uma palestra.

  • Conte algo com começo, meio e fim

Privilegie a ordem cronológica dos acontecimentos. Encadeie bem as ideias, mostre o que causou o conflito e o efeito das ações dos personagens.

Não deixe a história sem um final bem explicado. É muito frustrante para o interlocutor.

  • Foque no conflito

É o conflito que deixa as pessoas “ligadas” em uma história: todo mundo quer saber se o mocinho vai sobreviver, se o casal vai ficar junto no final ou se o crime vai ser resolvido. Sem conflito, não tem enredo.

No storytelling profissional, mostre, por exemplo, o desafio que o executivo enfrentou ou a crise que a empresa precisava superar.

  • Traga algo de impacto para o público

Para atrair a atenção, é essencial que o conflito seja relevante para o público, mostrando um problema que faz parte do dia a dia deles.

  • Interaja com o público

Interagir com a audiência é importante para conhecer que tipo de problema o seu público se interessa e também para mantê-lo atento à sua história.

Abra a conversa com perguntas, busque a participação ativa durante a sua fala, peça que o público formule hipóteses.

Leia também: Conexão com o público é chave, seja no ambiente online ou offline

Storytelling nos treinamentos da G&A

Dominar o storytelling faz parte das competências de comunicação esperadas de um executivo que ocupa uma posição estratégica. Por isso, essas técnicas são abordadas nos treinamentos da G&A.

O storytelling é um dos assuntos abordados no módulo de “Conteúdo” da capacitação CAV+, Comunicação de Alta Voltagem, promovida pela G&A.

Esse treinamento tem como objetivo desenvolver as competências de comunicação dos executivos. Sua metodologia, elaborada pelas líderes da G&A, Lais Guarizzi e Heloisa Picos, une anos de expertise em treinamentos e Media Training e técnicas atuais.

Saiba mais sobre esse treinamento e outros na nossa página de serviços ou entre em contato conosco.

 

 

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Mila de Oliveira

Especialista em conteúdo e SEO