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ChatGPT na comunicação: o que é e como usá-lo na sua estratégia

16/02/2023

ChatGPT na comunicação: o que é e como usá-lo na sua estratégia

O ChatGPT é a ferramenta do momento no mundo da tecnologia e vem conquistando usuários e dominando a discussão na internet. Os profissionais da nossa área estão se perguntando se devem usar o ChatGPT na comunicação, suas vantagens e limitações.

O time de digital da G&A preparou um post para você saber como funciona o ChatGPT e se vale a pena usar essa ferramenta na sua estratégia de comunicação.

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O que é ChatGPT?

O ChatGPT (Chat Generative Pre-trained Transformer) é, segundo a própria plataforma, “um modelo de linguagem de inteligência artificial desenvolvido pela OpenAI. Ele é projetado para responder a perguntas e gerar textos coerentes e relevantes em vários tópicos”.

Screenshot da ferramenta ChatGPT

A interface da ferramenta é semelhante a um chat.

A interface é muito simples, parece com um chat de rede social, onde o usuário pode fazer perguntas ou enviar comandos ao bot, que responde em uma linguagem natural, como se fosse uma conversa.

O conteúdo gerado pelo ChatGPT é abastecido pelo enorme banco de dados que é a internet, usando informações da Wikipedia, sites, livros digitais, entre outras fontes.

A ferramenta usa o machine learning e as respostas vão sendo melhoradas pela avaliação, correção pelos usuários e outros mecanismos. O ChatGPT também guarda uma memória das interações anteriores de um determinado usuário, o que refina as respostas disponibilizadas.

Todo mundo só fala em ChatGPT

Já havíamos mencionado em outro post que a geração de conteúdo por inteligência artificial seria uma das tendências de comunicação para 2023. E o ChatGPT é uma prova disso: lançado em 30 de novembro de 2022, em cinco dias já contava com mais de um milhão de usuários. Nesse momento, são mais de 100 milhões.

Não faltam exemplos de coisas espantosas feitas com ajuda do ChatGPT. Além dos textos, ferramenta escreve e compõe músicas, faz operações matemáticas, traduz em muitos idiomas, escreve e corrige códigos de programação, entre outras funções.

Alguns episódios relacionados ao ChatGPT já viralizaram, como o do americano que escreveu um livro inteiro em menos de 72 horas e vendeu mais de 800 exemplares na Amazon. O chatbot foi aprovado nos exames de várias faculdades estadunidenses, embora com um desempenho mediano.

ChatGPT na comunicação: vantagens e limitações

Muito se fala do impacto do ChatGPT no mundo da comunicação e se os trabalhadores desta área vão ser substituídos pela inteligência artificial. O entendimento mais comum entre os profissionais é que a ferramenta pode executar algumas tarefas, mas não substitui o trabalho humano.

Como outras ferramentas de automação, o ChatGPT pode ser usado, mas não de maneira indiscriminada. É necessário estratégia e o olhar crítico de uma equipe que entenda de pessoas e tecnologia para avaliar quando e como a ferramenta pode ser utilizada.

Veja algumas vantagens e limitações no uso do ChatGPT na comunicação.

Vantagens

Adaptação na linguagem

O ChatGPT consegue adaptar sua resposta com base em detalhes fornecidos pelos usuários. Por exemplo, se eu peço para o bot me explicar o que é inteligência artificial, a ferramenta dá uma resposta objetiva, incluindo como esses sistemas são projetados e suas aplicações.

Se a minha solicitação é “como eu explico o que é inteligência artificial para um idoso”, a resposta muda completamente. O ChatGPT fornece cinco dicas de como abordar esse assunto com este público e até me aconselha que “é um assunto complexo, mas com paciência e exemplos simples, você pode explicar”.

Essa flexibilidade da ferramenta permite gerar o conteúdo fornecido em comunicação, adaptando-o a diferentes públicos.

Velocidade

Uma vantagem óbvia da automação é o aumento vertiginoso da velocidade, comparada com a produção do ser humano. Uma das notícias divulgadas sobre a ferramenta é que ela concluiu uma redação do Enem em 50 segundos, tirando uma nota média.

celular acessando o ChatGPT. Ao fundo, logo da OpenAI

Embora não seja muito eficiente na produção de textos complexos, o ChatGPT pode ser usado para automatizar tarefas simples (liberando parte da equipe para atividades mais estratégicas) ou para levantar rapidamente muitas ideias sobre um certo tema.

Variedade

A plataforma pode gerar textos sobre praticamente qualquer assunto, em muitos idiomas.  O usuário pode pedir ao chat que responda com um conteúdo adequado a um e-mail, com textos curtos ou longos, para criar histórias e até em formato de poesia.

Limitações da ferramenta

Atualização

A base de informações do ChatGPT não é atualizada em tempo real: hoje, os últimas informações incluídas são de cinco meses atrás. Com isso, o bot não consegue responder sobre fatos recentes nem acompanhar trends, mesmo que haja muita informação na internet sobre o assunto.

Ao ser perguntada sobre o terremoto de largas proporções que aconteceu na Turquia dez dias antes da publicação deste post, e que foi amplamente noticiado pela imprensa, a inteligência artificial respondeu: “Eu não tenho informações atualizadas sobre um terremoto específico na Turquia, já que meu conhecimento é limitado até setembro de 2021.”

Falta de originalidade

Quando o assunto é a produção de copywriting e outros textos de comunicação, um dos principais atributos é a originalidade. Produzir um conteúdo surpreendente e único é condição indispensável para conquistar o público.

Mas a produção do ChatGPT funciona justamente da maneira oposta, a ferramenta faz textos a partir do que já existe online. A inteligência artificial pode refinar a resposta, mas nunca usará a criatividade, como fazemos nós humanos.

Plágio

Todo o conteúdo produzido no ChatGPT vem das bases de dados da web e algumas podem possuir direitos autorais, como livros, artigos e outros materiais. Com isso, alguns criadores podem reivindicar royalties sobre suas obras.

Além disso, o chat não diferencia entre conteúdos com e sem direitos nem avisa os usuários que o conteúdo contém ou pode conter material autoral.

Outro ponto recai sobre empresas que usam o conteúdo do ChatGPT em seus sites e blogs. Buscadores, como o Google, penalizam páginas que tenham conteúdo já existente na internet. Ou seja, empresas que “copiam e colam” conteúdo do ChatGPT podem ter o desempenho do seu site prejudicado.

Use a tecnologia a serviço da sua marca

A convergência entre tecnologia e comunicação é claramente uma tendência para o futuro, mas usar ferramentas como o ChatGPT sem conhecimento de técnico e estratégico pode causar um grande dano à marca.

Para usar a tecnologia de maneira inteligente no seu negócio e automatizar os processos certos, é preciso contar com uma equipe multidisciplinar e capacitada. A G&A alia a expertise de mais de 30 anos no mercado com especialistas em novas tecnologias e tendências, tudo isso para fortalecer a reputação das marcas dos nossos clientes.

Quer saber como a tecnologia pode ajudar seu negócios de maneira estratégica? Fale conosco!

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Mila de Oliveira

Especialista em conteúdo e SEO