× G&A Comunicação

blog

Como prevenir uma crise de imagem: 7 dicas

06/07/2020

Como prevenir uma crise de imagem: 7 dicas

Prevenir uma crise de imagem institucional se torna mais importante em um momento em que operações policiais e delações passam a fazer parte da pauta diária da imprensa, empresas são investigadas sob suspeita de financiar fake news e um dos setores que mais cresceu durante a pandemia – o delivery – sofre uma enxurrada de críticas e denúncias.

Muitos gestores de empresas, qualquer que seja o tamanho e o segmento de atuação, se perguntam o que fariam se estivessem no lugar das organizações que estão passando por uma grave crise de imagem, ganhando as manchetes dos jornais e perdendo pontos em sua reputação.

Esse temor, porém, tem um aspecto positivo, que é o de fazer muitas companhias repensarem seus procedimentos internos,  criarem políticas de compliance e, felizmente, buscarem auxílio para estruturar um projeto de prevenção de crises de imagem. Muitas situações podem afetar negativamente a imagem da empresa se não forem bem administradas e, com a internet, as críticas e “cancelamentos” ocorrem em velocidade e proporções enormes.

Um trabalho eficiente de gerenciamento de crise passa obrigatoriamente pela prevenção. Ou seja, o que a marca pode fazer para mitigar potenciais problemas, antes mesmo que eles ocorram. Aqui na G&A, trabalhamos há 30 anos orientando empresas antes e durante a instalação da crise e compartilhamos sete conselhos de como prevenir uma crise de imagem institucional.

1) Mapear situações de potencial risco

Faça uma análise sincera de todos os pontos sensíveis em cada área da empresa e busque meios de solucioná-los ou minimizá-los. Na era das redes sociais, as marcas não podem se dar ao luxo de entender suas deficiências após a instalação da crise, quando não há mais tempo. Um mapeamento estratégico de potenciais riscos torna a empresa mais ágil na solução do problema e poupa horas – ou dias – que são valiosos.

2) Definir procedimentos

Após entender o que pode atingir uma marca, o próximo passo é desenvolver um plano de ação, listando o impacto, as pessoas envolvidas, ações imediatas e responsabilidades.

Uma crise de imagem institucional pode ser deflagrada por assuntos diversos: qualidade do produto ou serviço, desempenho financeiro, conteúdo de propaganda ou redes sociais, entre outros. E cada um desses temas demanda a ação de setores distintos dentro da empresa. A definição prévia de procedimentos e pessoas envolvidas possibilita agilizar processos e a eficiência na comunicação é determinante em uma situação de crise.

É importante também deixar já preparados e acessíveis todos os materiais necessários, desde lista de contatos até informações a serem compartilhadas interna e externamente.

homem aponta para mesa com papeis e post its - prevenir crise de imagem

3) Treinar colaboradores e porta vozes

Cada um deve saber qual  atitude tomar e a quem acionar – sem perder tempo – da recepcionista ao presidente, do operário ao gerente, da área de RH à área de TI. Quanto aos gestores, eles devem entender seus papéis e liderar processos dentro do plano de ação.

O media training também faz parte dessa estratégia, pois os porta-vozes precisam estar bem preparados para falar com a imprensa e outros públicos de interesse. Em situações de crise, em que os holofotes se voltam para a empresa, as demandas por parte da mídia aumentam e qualquer deslize do executivo diante dos jornalistas pode aprofundar a crise já existente.

4) Planejar integração com públicos

Este planejamento não está relacionado a situações de emergência. Deve ser colocado em prática diariamente. A empresa deve se comunicar de forma natural e constante com funcionários, comunidade, clientes, imprensa e todos os demais públicos que fazem parte da sua operação. Ter um bom relacionamento com stakeholders ameniza consequências negativas quando uma marca enfrenta problemas de imagem.

5) Definir e implantar estratégia de conteúdo

Ir a público o mais rápido possível com um discurso claro pode ser o divisor de águas entre a mitigação e o aprofundamento da crise de imagem. Se a empresa decide não se pronunciar, que seja por uma escolha estratégica e não porque não sabe como reagir ante o problema.

Uma vez instalada a situação, mantenha uma comunicação transparente com os setores interessados, alinhada a mensagens-chave que façam sentido para o desenvolvimento dos negócios da empresa a médio e longo prazos. É primordial saber o que dizer – e quando, como e para quem.

6) Monitorar stakeholders

O que falam sobre a sua empresa dentro dos seus portões? E fora deles? Como anda a sua reputação no ambiente digital? Acompanhar comentários e antever possíveis animosidades pode evitar complicações ainda maiores.

Esse monitoramento não é tarefa simples, pois o espectro de stakeholders e agentes que podem deflagrar uma crise costuma ser grande: colaboradores, clientes, comunidade, fornecedores, consumidores, entidades da sociedade civil, órgãos reguladores, governo, entre outros.

Leia também:

7) Avaliar resultados e corrigir rotas

A construção da reputação é um esforço que não tem fim. Os cenários e objetivos de negócio mudam. Tudo isso deve ser acompanhado, analisado, corrigido dia a dia, sem interrupção. Com base em dados e nos resultados alcançados, a rota deve ser ajustada de modo permanente.

Quando é necessário implementar um plano de prevenção a uma crise de imagem? Se sua empresa ainda não percebeu essa necessidade, ela está atrasada. Mas nunca é tarde para iniciar um planejamento estratégico de comunicação e marketing para alavancar oportunidades e criar uma blindagem para tempos mais difíceis.

Esse texto foi produzido por Heloisa Picos e atualizado em 6.7.2020 por Mila de Oliveira