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Assessoria de imprensa e comunicação corporativa são a mesma coisa?

15/06/2020

Assessoria de imprensa e comunicação corporativa são a mesma coisa?

Assessoria de imprensa e comunicação corporativa são muitas vezes tomados como sinônimos, mas representam serviços distintos. É importante, tanto para o cliente quanto para a agência, ter clareza das particularidades de cada atividade de comunicação, sob pena de trocar gato por lebre. É preciso ter em mente que esses nomes só fazem sentido se houver um pensamento estratégico assertivo por trás.

Assessoria de imprensa e comunicação corporativa: o porquê da confusão

Quando a G&A começou sua atuação em 1990, assessoria de imprensa era um serviço que aparecia com destaque em seu portfólio. Em três décadas, surgiram no mercado novos nomes que foram equivocadamente tomados como sinônimos de assessoria de imprensa, como comunicação corporativa, relações públicas, PR (Public Relations), gestão de crise, comunicação institucional, inteligência de comunicação, reputação da marca, entre outros.

Apesar de as atividades listadas representarem atividades distintas, foram tomadas como sinônimos de assessoria de imprensa, porque no passado eram tarefas do assessor de imprensa. Quando as agências de comunicação estavam no início da sua profissionalização, o assessor era uma espécie de “faz-tudo”, que dava conta de todas as demandas do cliente. Atualmente, é mais comum que os times sejam divididos por expertise e agências contem com núcleos de relacionamento com a imprensa, marketing digital, branded content e por aí vai.

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O que é assessoria de imprensa

Assessoria de imprensa é uma atividade de comunicação que visa a exposição positiva e espontânea em espaço editorial por meio do relacionamento entre empresas e veículos de comunicação. Esse é um trabalho que a G&A faz desde que começou suas atividades e que contribuiu para que se transformasse em referência no mercado. Preferimos a palavra “relacionamento com a imprensa”, porque entendemos que o serviço é muito mais do que munir um cliente de um assessor a tiracolo para fazer o meio-de-campo com um repórter.

Aliás, na nossa ótica, a definição da atividade de assessoria de imprensa tem um olhar mais voltado para o cliente do que para o jornalista. Nossa missão com essa atividade é, primeiramente, assessorar o contratante nesse relacionamento e, em segundo lugar, assessorar o repórter. Independentemente de qual for o lado, o propósito do relacionamento com a imprensa é sempre ser um facilitador entre empresa e veículos de comunicação.

bancada com microfones - assessoria de imprensa e comunicação corporativa

A função do assessor de imprensa é ser um facilitador

Da mesma forma, assessoria de imprensa não é a mesma coisa que relações públicas, mesmo que o relacionamento com jornalista faça parte das atividades exercidas por um profissional de RP. O trabalho de um relações públicas, acima de tudo, compreende a gestão de comunicação entre a empresa e seus diferentes públicos, os chamados stakeholders. Cada profissional tem a sua expertise e uma função diferente na estratégia de comunicação. Por isso, aqui na G&A, contamos com um time multidisciplinar – formado por jornalistas, relações públicas, publicitários e outros profissionais – que trabalha as diferentes demandas dos clientes.

O que é comunicação corporativa

Comunicação corporativa é o conjunto de atividades que envolve o gerenciamento e a integração de todas as comunicações — internas e externas — da empresa, com o objetivo de estabelecer conexão com seus públicos de interesse. De acordo com essa definição, a comunicação corporativa não passa apenas pela relação com a imprensa, é um trabalho mais amplo. A assessoria de imprensa pode, perfeitamente, estar debaixo do guarda-chuva da comunicação corporativa, faz parte do ofício em âmbito mais macro.

O uso das redes sociais ampliou o escopo da comunicação corporativa, que passou a se relacionar com seus públicos de interesse também nos meios digitais. Com isso, as organizações também passaram a contar com especialistas em marketing digital e mídias sociais para fazer um trabalho de comunicação sincronizada nos meios online e offline.

Comunicação sincronizada e estratégia de atuação

Sabemos que é importante conseguir distinguir os diferentes serviços que podem ser prestados no âmbito da comunicação, mas sabemos ainda mais que é a entrega de valor que importa. Na nossa página de apresentação contamos que vimos muita coisa passar em trinta anos, muitos serviços e nomes surgiram, enquanto outros caíram em desuso. Nosso segredo para nos manter atuais durante três décadas é ter foco no resultado: buscamos explorar novos caminhos que levem nossos clientes aos objetivos que querem alcançar.

Trabalhamos a comunicação de forma sincronizada, em que todas as peças, embora exerçam papéis diferentes, agem em consonância, como uma orquestra. Entendemos o objetivo do cliente e lançamos mão das atividades necessárias – seja assessoria de imprensa, gestão de mídias sociais, comunicação interna – para chegar lá.

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Esse texto foi produzido por Carlos Alencar e atualizado em 15.06.2020 por Mila de Oliveira.