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Autoconhecimento melhora comunicação de executivos

07/04/2020

Autoconhecimento melhora comunicação de executivos

Aqui na G&A sabemos que autoconhecimento melhora a comunicação de executivos e que um bom comunicador é resultado de uma série de competências pessoais que resulta em uma comunicação eficaz. Para melhorar as habilidades de fala, escrita e persuasão é preciso trabalhar várias competências – emocionais, verbais e cognitivas – que em algumas pessoas já estão desenvolvidas e em outras não. Mas como saber onde estão os gaps e não perder tempo e esforços focando em algo desnecessário? É aí que entra o autoconhecimento.

Autoconhecimento e comunicação corporativa

Treinos para falar bem em público com técnicas que “funcionam com todo mundo” podem ajudar em certa medida, mas não vão na raiz do problema: a partir do momento que o executivo é exposto a uma situação que ele não foi treinado, a “habilidade” vai por terra.

No CAV+ e em outros treinamentos que a G&A liderou ao longo de 30 anos, a customização é um dos segredos: usamos ferramentas que permitem que cada executivo, auxiliado pela nossa equipe, identifique suas limitações. Juntos, trabalhamos aquela competência para que o executivo domine a situação de comunicação, não apenas lance mão de truques. Uma das ferramentas que usamos é a Roda da Comunicação, que permite a aceleração de resultados com base em ação de autoconhecimento.

mulher com duas peças de quebra-cabeça nas mãos - autoconhecimento melhora comunicação

O que é a Roda de Comunicação

Inspirada na Roda da Vida do processo de Coaching Executivo, a Roda da Comunicação permite analisar problemas, definir prioridades e traçar um plano de ação para capacitar ainda mais o treinando. A dinâmica é a seguinte: o participante recebe uma roda dividida em oito quesitos: controle emocional, key messages, credibilidade, assertividade, clareza, precisão, argumentação e agilidade. A proposta é que ele se auto avalie de 0 a 10 em cada aspecto. Os nossos instrutores recebem a roda e, por meio de simulações e atividades,  testam o profissional e checam se os conceitos batem com a avaliação do próprio.

A análise da G&A para cada quesito se apoia nos seguintes pilares:

  • Key messages: nunca perca de vista o recado que precisa dar, pois, você carrega o nome da empresa
  • Credibilidade: o maior patrimônio é seu nome
  • Assertividade: menos é mais, vá direto ao ponto
  • Clareza: se você tiver de explicar, a piada não é boa
  • Precisão:  a sua informação precisa ser certeira, sem remendos
  • Argumentação: o discurso deve primar pela lógica e consistência
  • Agilidade: não espere a emergência para agir, o nome da companhia está em jogo
  • Controle emocional: o sentimento não é bom conselheiro, deixe para o cérebro a missão de pensar

Roda da comunicação gera plano de ação

Identificados os pontos de atenção, a G&A prepara um plano de ação estruturado em tarefas para que o executivo aprimore a competência e melhore o rendimento. O treinamento já parte atacando o problema certo e evita que se perca tempo treinando habilidades que não necessitam de desenvolvimento. O CAV+ é dividido em cinco módulos onde um aspecto da competência comunicativa é abordado de maneira customizada.

  • Controle Emocional
  • Conteúdo
  • Comunicação Não Verbal
  • Comunicação Visual
  • Conexão Virtual

Você já parou alguma vez para identificar os seus gaps de habilidade, seja por conta própria ou em um treinamento estruturado? O autoconhecimento melhora a comunicação e é uma ferramenta poderosa para alcançar seus objetivos profissionais.

Esse texto foi produzido por Carlos Alencar e atualizado em 7.4.2020 por Mila de Oliveira.