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Comunicação interna se faz cada vez mais necessária

13/08/2018

Comunicação interna se faz cada vez mais necessária

Os meios são muitos. Sua empresa pode escolher apenas um ou fazer um mix de produtos de comunicação. O essencial é falar a verdade sempre e desenvolver o sentimento de dono no colaborador

Quando se fala em engajar as pessoas em uma causa, não há como fugir do item prioritário: a verdade. Afinal, como estabelecer uma relação de confiança se a incredulidade persiste em uma das partes?

Isso vale para toda e qualquer relação humana. Mas hoje vamos falar de empresa e funcionário. Ou colaborador, como muitos preferem.

As corporações, independentemente de serem de pequeno, médio ou grande porte, não devem pensar em unir o time apenas quando se está perdendo. O momento da crise precisa ser antevisto. O barco pode apresentar alguma avaria. Porém, se os marinheiros seguirem remando com garra é bem capaz que se chegue à praia antes do naufrágio.

Cativar o time desde sempre é o que fará a diferença no momento no qual as mudanças deverão ser vistas como melhorias necessárias. É aí que entra a Comunicação Interna dentro de uma empresa. Nossas mais recentes experiências nos mostram que, quando bem-elaborada, promove o sentimento de pertencimento ao time e melhora o clima organizacional.

Em relação aos canais possíveis, eles são muitos: jornal mural, quadros de aviso, newsletter, TV corporativa, entre outros. O imprescindível  é instigar a curiosidade, fisgar a atenção e dividir as informações. Resultados positivos quando divulgados levam satisfação ao grupo. Os negativos também devem ser mostrados, porém com cautela para não transformar a informação em uma desordem interna. Cada empresa deve encontrar seu tom para citar o problema e indicar a melhor saída.

Os locais de exposição são estratégicos. No caso de jornal mural fazem toda a diferença. Assim como a atualização, que, sendo constante e com temas diários, ajuda a aumentar o interesse pelo canal.

Não vale parecer um relatório de resultados. Assuntos institucionais, notícias internas e de mercado são imprescindíveis. Mas vale apostar no comportamento humano, assim como disseminar campanhas relacionadas a ações sociais, segurança do trabalho e de aspecto pessoal. Boas histórias de colaboradores e homenagens em datas especiais aumentam a sensação de reconhecimento e importância nos envolvidos.

Canais digitais

Como vivemos em uma era digital, a TV corporativa tem sido muito assertiva em relação à disseminação de informações estratégicas, como valores, missão e visão da companhia. As mensagens são expostas continuamente, impactando o colaborador de forma passiva – ele não precisa clicar em links, acessar e-mails ou aplicativos. Enquanto toma um café, consegue ficar por dentro de assuntos relevantes à empresa e ao grupo como um todo.

A TV também pode ajudar a reforçar assuntos abordados em outros canais, impressos ou on-line. Nesses casos, manter a periodicidade aumenta a fidelização.

Fato um é que a maioria das organizações tem a necessidade de uma conversa alinhada e mais eficaz. Fato dois: diminuir os “ruídos” na comunicação, como as chamadas “rádio peão”, vai resultar em uma evolução no relacionamento da empresa com o colaborador. Acredite, isso só trará ganhos!

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Soraia Gama

Coordenadora de conteúdo da G&A