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Copywriting: 8 gatilhos de copy para criar textos que vendem

09/11/2022

Copywriting: 8 gatilhos de copy para criar textos que vendem

Sabia que as palavras podem fazer a diferença na estratégia de marketing e comunicação da sua marca? Conheça mais sobre as técnicas de copywriting e os oito gatilhos mentais que vão ajudar a produzir conteúdo de maneira mais assertiva

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O que é copywriting?

Copywriting, ou simplesmente copy, é uma técnica de produção de textos que tem por objetivo convencer o leitor a realizar uma determinada ação.

Geralmente relacionado a vendas, ou seja, a convencer o leitor a comprar, a estratégia pode ser usada para influenciar seu público-alvo tomar diversas atitudes: assinar uma newsletter, compartilhar uma publicação em redes sociais, ler o próximo post do blog, entre outras.

Como elaborar uma estratégia de copywriting

O copy está longe de ser apenas uma técnica para produzir textos sedutores ou criativos. É uma estratégia que, se bem utilizada, aumenta o número de conversões, de clientes e potenciais clientes.

Para atingir esses objetivos, não basta escrever bem. Claro que isso é importante, mas deve estar aliado a um bom planejamento e ações assertivas.

Confira um pequeno passo a passo para estabelecer uma estratégia de copywriting de sucesso.

  • Estabeleça um objetivo

Esse primeiro passo sempre aparece nos textos aqui do blog – e tem uma razão. O conteúdo de copy, assim como outras ações de comunicação, não deve ser publicado de maneira indiscriminada.

O conteúdo deve atender a um objetivo de negócio, que deve estar claro e alinhado às outras ações.

  • Use calls to action (CTAs)

O CTA é um aspecto indispensável em uma estratégia de copy. O call to action, em português, convite para ação, é a parte do conteúdo, geralmente no final, que chama a atenção e direciona o usuário para a ação que ele deve tomar.

Exemplos de CTAs são “saiba mais sobre o serviço X”, “assine a nossa newsletter”, entre outros. Use verbos de ação e seja direto, para que não haja dúvidas ou interpretações equivocadas.

  • Ofereça um conteúdo relevante

Essa é outra dica recorrente, porém, muito importante. Produzir mais do mesmo não vai tornar seu blog (ou outro canal) uma referência no assunto.

Conteúdo superficial produz resultados também à altura. Assegure-se que seu conteúdo seja único, que chame a atenção e traga informações relevantes para seu público-alvo.

  • Olho no SEO

Aplicar técnicas de SEO (Search Engine Optimization, em português, otimização para mecanismos de busca) ajuda seu texto a ficar melhor bem posicionado nas páginas de busca (geralmente, o Google) e ser mais facilmente encontrado pelos leitores.

  • Mensure resultados

O copywriting serve para alcançar metas, certo? Então o trabalho não termina com a publicação do texto, mas sim com a aferição dos resultados.

Estabeleça objetivos, analise os resultados e, se preciso, corrija rotas.

diagrama com post its

8 gatilhos para copy: crie conteúdos que vendem

Entender os gatilhos que disparam certas associações em nossa cabeça é essencial para fazer textos que convençam o público. Mas atenção: o uso indiscriminado desses gatilhos torna o texto apelativo e pode repelir o leitor.

Conheça bem seu público, use os gatilhos estrategicamente e seja criativo no texto. Como já dissemos, produzir mais do mesmo não leva ninguém ao sucesso.

Confira os gatilhos mentais mais importantes em copywriting:

1) Novidade

A gente adora coisas novas – a novidade nos deixa curioso e nos atrai. A explicação é simples, quando temos contato com algo interessante, nosso corpo libera dopamina, hormônio responsável por mecanismos de recompensa e prazer.

A indústria de tecnologia usa largamente esse recurso, anunciando novos modelos, versões e funcionalidades de produtos já tradicionais no mercado.

2) Urgência

Faz parte da natureza humana procrastinar. Quando não temos um prazo limite, ou esse prazo é longo, tendemos a protelar nossa decisão ou ação.

O gatilho de urgência vem combater essa nossa tendência e convencer o leitor a agir rapidamente. Além do tradicional “oferta por tempo limitado”, algumas palavras ou expressões despertam o senso de urgência no leitor,  como:

3) Escassez

O gatilho da escassez funciona de maneira semelhante ao de urgência, chamando atenção do público para a possibilidade de perder aquela oportunidade ou vantagem. Ou seja, procura levar o leitor a uma decisão imediata pois “já vai acabar”.

Esse recurso é amplamente usado em marketing e vendas: “últimos dias” e “oferta válida por 24 horas” são alguns dos exemplos.

4) Autoridade

Nós temos a inclinação de respeitar a opinião, e até mesmo obedecer, quem consideramos especialistas em determinado assunto.

O gatilho de autoridade procura atribuir credibilidade ao texto, à marca ou ao produto, associando-os a figuras de autoridade ou se tornando uma autoridade no assunto. Por exemplo:

5) Reciprocidade

Esse gatilho se refere à nossa tendência de retribuir quando algo nos é dado de graça. Quando nos percebemos beneficiados com algo, podemos retribuir com a nossa atenção (lendo um texto ou vendo um vídeo), com comentários, assinando uma newsletter, entre outras conversões.

Argumentos como “preparamos um guia completo sobre assunto X” deixam o leitor mais suscetível a acessá-lo e até mesmo fornecer e-mail e outros dados.

6) Aprovação social

É uma necessidade humana conviver em grupos e ser aceito neles. As preferências alheias nos influenciam positivamente, já que temos a tendência de buscar a inclusão e fazer parte da comunidade.

Depoimentos e cases de sucesso aumentam a credibilidade do conteúdo e da marca.

7) Antecipação do benefício

Esse gatilho se refere a mexer com as nossas expectativas com relação ao futuro. Tendemos a consumir um produto ou realizar uma ação quando temos a perspectiva de que “as coisas vão melhorar” depois disso.

Por exemplo, este é um artigo sobre copywriting e como escrever textos que vendem, você provavelmente tem a perspectiva de melhorar suas habilidades ou entender mais do assunto após consumir esse conteúdo.

Veja alguns exemplos:

8) Relação dor X prazer

É natural do ser humano tentar evitar situações desagradáveis (dor) e buscar situações favoráveis (prazer). Esse gatilho consiste em ressaltar um problema (ou potencial problema) e o seu produto ou conteúdo como solução.

Alguns exemplos são:

Melhore o conteúdo da sua marca com técnicas de copy

A G&A tem um time de redatores especialistas em copywrwriting que pode melhorar a comunicação da sua marca. Também contamos com uma equipe multifuncional, preparada para assessorar a sua marca desde o planejamento até a aferição de resultados.

Quer saber como podemos ajudar a trazer resultados melhores para o seu negócio? Entre em contato com a gente!

 

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Mila de Oliveira

Especialista em conteúdo e SEO