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Endomarketing: 4 ações para engajar no home office

11/09/2020

Endomarketing: 4 ações para engajar no home office

Quer engajar os colaboradores no home office? Invista em endomarketing.

A comunicação interna deve ser prioridade para empresas que buscam manter a equipe coesa e motivada mesmo longe do escritório, que deverá ser uma realidade muito mais frequente mesmo após a pandemia O home office “forçado” pelo cenário da COVID-19 acabou transformando para sempre a dinâmica de trabalho, portanto é preciso estar atento às técnicas que vão manter de forma sustentável esse formato à distância. Quando os colaboradores estão fisicamente distantes, é essencial investir em canais diretos entre empresa, gestores e colaboradores.

Uma comunicação eficiente é aliada do engajamento e facilita a solução de problemas, além de minimizar conflitos. Quando as empresas enfrentam um cenário de crise econômica e instabilidade, o endomarketing deve ser valorizado: funcionários engajados encaram melhor novos desafios e empresas com bom clima organizacional têm melhor desempenho em momentos de crise.

Selecionamos quatro ações de endomarketing para dar daquele empurrãozinho no engajamento dos colaboradores durante o home office:

  1. Meios de comunicação internos
  2. Ações de integração: eventos online
  3. Ações de reconhecimento
  4. Capacitações à distância

Confira com mais detalhes a seguir!

1. Meios de comunicação internos

Manter a equipe bem informada mesmo fora do escritório é o primeiro passo para uma boa estratégia de endomarketing. Se a empresa tinha algum meio de comunicação offline, como um jornal mural ou revista, veja qual a melhor maneira de migrar aquele conteúdo para o digital e continuar impactando o público. A revista pode virar uma publicação online e o mural pode virar um grupo de WhatsApp moderado pela empresa.

Para os veículos que já são digitais, talvez seja necessária uma reestruturação de conteúdo, já que a dinâmica de eventos internos, happy hours e outras reuniões de colaboradores mudou devido ao home office. Mantenha a frequência de publicação de antes da pandemia, para que o colaborador não se sinta abandonado. Noticiar eventos (ainda que sejam online) e outras novidades da empresa ajuda a diminuir a sensação de isolamento.

2. Ações de integração: eventos online

Eventos são ótimas oportunidades de sair da rotina, que pode ser meio entediante no home office, e promover a integração da equipe. Eles não precisam acontecer somente em situações de “aglomeração”, como festas e jantares.

O happy hour pode acontecer em ambiente digital, assim como uma chamada por vídeo para cantar parabéns para os aniversariantes do mês. Congressos que reúnem periodicamente o time de vendas agora podem acontecer de maneira mais barata e menos burocrática, pela internet. O envio de um mimo relacionado ao evento pode aumentar a conexão do colaborador com a ação:  um presente de Dia dos Pais ou para os aniversariantes do mês são exemplos disso.

3. Ações de reconhecimento

O trabalho e as conquistas continuam, mesmo com os colaboradores em home office. Por isso, reconhecer conquistas pessoais e profissionais é importante para manter a equipe motivada para novos desafios.

O ideal é manter os programas de reconhecimento que já existiam, adaptando-os para a nova realidade. Se a empresa costumava reunir a equipe para anunciar os resultados trimestrais e premiar colaboradores que se destacaram, comece por aí.

Leia também: O papel da comunicação interna para evitar crises e gerir momentos desafiadores

Assim como no caso dos eventos online, enviar um presentinho à casa dos colaboradores torna a experiência mais memorável: pode ser um espumante para brindar os resultados do ano fiscal em um evento online. Ações com orçamento mais modesto, mas que demonstram carinho, também são efetivas: um cartão virtual com mensagem da equipe a uma colega que acabou de ser mãe ou uma cartinha com chocolates para alguém que foi promovido, por exemplo.

Presente com cartão - endomarketing engajar no home office

Um presente, ainda que simples, ajuda a tornar a ação online mais memorável

4. Capacitações à distância

Oferecer cursos e capacitações melhora as habilidades técnicas dos colaboradores, aumenta o sentimento de equipe e a autoestima dos profissionais. O treinamento à distância vem se popularizando devido à facilidade de execução, que possibilita unir em uma mesma turma colaboradores de localidades diferentes.

Só não esqueça de adequar o conteúdo à modalidade EaD. As pessoas tendem a se distrair mais facilmente diante de uma tela, por isso, privilegie módulos mais curtos e estimule a interação entre colegas e com o instrutor.

São muitos os conteúdos que podem ser abordados em um treinamento EaD: além das habilidades técnicas, as empresas têm buscado desenvolver competências comportamentais como resiliência e Comunicação Não Violenta em suas equipes. Mesmo atividades que incluem interação ou movimentos físicos, como ginástica laboral, yoga ou pilates, estão sendo implementadas de maneira virtual pelas empresas, com sucesso.

Leia também: 5 competências de comunicação esperadas de um executivo

As capacitações em tempo real favorecem a interação, mas caso não seja possível implementar no seu negócio, aproveite os cursos gravados ou plataformas como LinkedIn Learning. Para estimular a aprendizagem e a interação nesses casos, ofereça premiações, sorteio de brindes ou organize turmas, com dia e hora marcados, para um determinado curso.

 Comunicação é fator-chave no endomarketing

Uma comunicação clara e direta é fator-chave no home office ou no escritório e deve permear todas as ações de endomarketing descritas acima. Quando o profissional está fora do escritório, a sensação de desconexão com as atividades da empresa e com o clima organizacional pode ser maior.

Para evitar o isolamento dos colaboradores, além de uma estratégia eficiente de comunicação interna, é imprescindível um bom relacionamento one to one: o alinhamento e o feedback devem ser constantes. Os gestores precisam garantir que a equipe não se sentirá excluída por estar em home office e nem sozinha.

 

 

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Mila de Oliveira

Especialista em conteúdo e SEO