× G&A Comunicação

blog

Como as fake news impactam em nosso dia a dia?

28/03/2018

Como as fake news impactam em nosso dia a dia?

Consideradas um problema global, notícias falsas têm 70% mais chance de serem compartilhadas do que verdadeiras

“Se as pessoas soubessem o que aconteceu na Copa do Mundo, ficariam enojadas”. Você já viu esta frase? Ela é o começo de uma das fake news mais clássicas do Brasil – e que se renova a cada Copa do Mundo desde 1998.

A denúncia, supostamente assinada por um diretor de um canal esportivo, é apenas um exemplo em um universo de milhares de boatos que circulam na web diariamente.

Não se sabe exatamente de onde o rumor foi originado, mas é certo que a pessoa que tem seu nome atribuído à farsa sequer trabalhou em um meio de comunicação.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts apontou que mensagens falsas têm 70% mais chances de serem compartilhadas do que as verdadeiras.

Inscreva-se e receba nossa newsletter



Além disso, o alcance de conteúdos falsos chega a impactar até 100 mil pessoas, enquanto os reais chegam, em média, a apenas mil pessoas.

Nesse caso, temos dois problemas: o da pessoa que produz o conteúdo e, também, das que divulgam sem ao menos checar a procedência da informação.

No Brasil, um projeto de lei, que pretende tornar crime o compartilhamento e a divulgação de fake News na internet, já está sendo analisado na Câmara dos Deputados.

Outra entidade que declarou guerra às informações falsas é o Google, que recentemente anunciou uma série de medidas para combater o problema.

Uma informação falsa espalhada pela rede pode impactar milhares de pessoas e gerar graves consequências.

Em 2014, uma dona de casa foi espancada até a morte por causa de um boato. O rumor dizia que a mulher sequestrava crianças para fazer rituais de magia negra. A fraude acabou em tragédia.

No dia a dia das relações públicas e assessoria de imprensa, monitoramos de perto esse tipo de propaganda enganosa. Afinal, uma fake news disparada contra uma empresa pode trazer prejuízos e manchar sua reputação.

Durante as eleições nos Estados Unidos, acompanhei o estrago feito em uma grande marca após uma frase – nunca dita – ser atribuída ao seu CEO. O resultado foi a queda nas vendas dos produtos, gerando prejuízo relevante para os negócios. Não foi fácil reconstruir a imagem.

Devemos combater as notícias falsas e separar o joio do trigo. Para isso, o exercício é simples: checar a fonte que divulga o conteúdo, pesquisar o histórico da mídia que está veiculando as informações e verificar a procedência da informação.

Feito isso, não há risco de compartilhar mentira e promover um desserviço. Com o grande poder de difusão das redes sociais, passar para frente algo desonesto pode ter consequências inimagináveis.

Você não quer pagar por isso, quer?

Mariana Giordao_120x120
Mariana Giordão

Assistente de Atendimento