× G&A Comunicação

blog

Sim, eu posso falar bem em público!

12/05/2020

Sim, eu posso falar bem em público!

Falar bem em público não é um dom. Alguns são naturalmente bons oradores, mas essa habilidade pode ser desenvolvida na base do treino. Inclusive muitas pessoas que têm um bom desempenho em palestras e acreditamos que nasceram com essa “dádiva”, na verdade passaram por longos treinamentos para desenvolver a sua capacidade.

Como perder o medo de falar em público?

Na G&A, temos uma longa experiência na formação de porta-vozes e trouxemos a expertise do media training para o Brasil, há mais de 30 anos. Ao longo dessa trajetória, notamos que tão importante quanto ter desembaraço no trato com jornalistas é preparar o executivo para perder a inibição em se comunicar.

E como perder o medo de falar em público? Como não ser devorado por um bicho-papão que tem um nome científico igualmente assustador: glossofobia? Muitas vezes a dificuldade alegada é a timidez, mas mesmo em pessoas introvertidas o treino leva à melhora das habilidades, consciência sobre a sua personalidade e limitações. Sabemos da importância desse obstáculo e unimos teoria e prática para responder essa pergunta de tirar o sono. 

Como desenvolver habilidades e falar bem em público

Depois de treinar mais de 5 mil executivos, aprendemos no convívio com eles que a parte prática do treinamento é tão importante quanto as diversas teorias.

No treinamento Comunicação de Alta Voltagem, o CAV+, criado pela G&A, elaboramos um processo estruturado para que o executivo, por meio da metodologia 5Cs, possa desenvolver competências de comunicação para qualquer situação de exposição em público. Usamos técnicas como storytelling, improviso e coaching em sessões com diferentes especialistas. Nossa metodologia 5Cs percorre cinco clínicas:

  • Controle emocional
  • Comunicação não verbal
  • Conteúdo
  • Comunicação visual
  • Conexão virtual

Definidas as necessidades de cada executivo, é traçado um plano de ação para capacitar ainda mais o executivo, com tarefas práticas que permitem aprimorar a competência em comunicação.

Time is money, nos treinamentos também

Sabemos muito bem da complexidade que é entreter alguém. A habilidade de dar um recado de forma segura, clara, lógica e consistente depende de várias competências – emocionais, verbais e cognitivas. Levaria muito tempo – e dinheiro – treinar todas essas habilidades do zero. Porém todos nós temos um pouquinho de um bom orador dentro de nós e o segredo é trabalhar a habilidade do executivo de falar bem em público utilizando o know-how já existente em cada profissional.

Nos treinamentos da G&A, não abrimos mão também de uma estratégia profundamente personalizada, que identifica as limitações de cada executivo e age diretamente nos problemas identificados. Assim, evitamos perder de tempo – e de dinheiro – com o treinamento de habilidades que já estão desenvolvidas.

É aí que entram as nossas ferramentas para identificar onde estão os gaps e acelerar o resultado, sem perder tempo focando em algo desnecessário. A Roda da Comunicação é uma dessas ferramentas, que possibilita a criação de um plano de ação prático e efetivo que faça o executivo sair de onde está para o nível de atuação que quer chegar. 

Bons oradores natos existem, mas com um roteiro simples e bem amarrado, identificação dos gaps e treinamentos práticos, dá também para encher o peito na sua palestra e afirmar sem medo de julgamento da plateia: sim, eu posso falar bem em público!

 

Lais Guarizzi
Lais Guarizzi

Presidente da G&A Comunicação Corporativa