× G&A Comunicação

blog

Home office e vida pessoal: como equilibrar

13/05/2020

Home office e vida pessoal: como equilibrar

Enquanto a quarentena é prorrogada em diversos locais, a adaptação ao home office continua. Ao levarem o escritório para dentro de casa, é normal que os colaboradores ainda sintam dificuldade para equilibrar a rotina.

A revista Você S/A divulgou uma pesquisa que identificou que 56% dos brasileiros não estão conseguindo conciliar as atividades profissionais e pessoais. E quem está dentro dessa estatística é a geração Z, que corresponde ao público até 25 anos, já que 82,6% não estão se adaptando ao formato de trabalho remoto. O levantamento é do Centro de Inovação da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV EAESP).

Esse problema não precisa ser permanente. Ainda que a quarentena continue, é possível melhorar a rotina e ter mais qualidade de vida. Veja algumas dicas:

Estabelecer uma rotina é a regra de ouro
Acordar e pular da cama para a escrivaninha não é saudável. Planeje seus horários de acordo com o expediente, respeitando as pausas para refeições e a entrega das atividades. Aproveite a diversidade de aplicativos e escolha algum para te ajudar a planejar seu dia a dia.

Organizar as prioridades é a primeira tarefa da semana
Deixar para o final do dia um trabalho mais complexo pode contribuir para o horário do expediente se prolongar ou, então, a entrega não ser realizada, pois a mente já está cansada. Alinhe com seu gestor as prioridades para organizá-las em sua agenda.

Fazer atividades pessoais devolve a energia
Mantenha a rotina pessoal para conseguir desligar a cabeça do trabalho. Se antes você encontrava os amigos sempre, programe videoconferências. Fazia alguma aula durante a semana? Se for possível, continue fazendo em casa. Se não for, você pode tentar aprender algo novo, aproveitando a grande quantidade de cursos gratuitos disponíveis online.

Limitar as distrações para render durante o expediente
Alguns têm trabalhado demais, mas, outros, lutam para conseguir se concentrar e ter um dia produtivo. Limitar as distrações pode ser uma boa dica para esse segundo grupo. Existem ferramentas que controlam o tempo de uso do celular e que reduzem as notificações dos aplicativos.