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Quem é o novo consumidor: 6 tendências de consumo para acompanhar

15/03/2023

Quem é o novo consumidor: 6 tendências de consumo para acompanhar

Os hábitos de consumo mudam constantemente e é essencial que as marcas se reinventem para acompanhar as novas tendências. No Dia do Consumidor, nossa equipe de marketing ajuda a desvendar quem é o novo consumidor e quais são as novas tendências de comportamento.

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Tendências do novo consumidor

De modo geral, o consumidor está mais atento aos gastos e tende a priorizar o bem-estar nas suas escolhas. A busca por marcas que têm responsabilidade ambiental e social segue em alta.

Confira seis tendências de comportamento do novo consumidor.

O foco é economizar

A inflação que se instalou globalmente está diminuindo o poder de compra dos consumidores. Como consequência, a tendência é economizar nas compras e buscar manter o nível dos gastos.

Segundo pesquisa feita pela Euromonitor no final de 2022, 75% dos entrevistados não planejavam aumentar os gastos gerais em um futuro próximo. Com isso, o consumidor vai evitar gastos não essenciais, cortar algumas despesas e se tornar menos fiel às marcas, sendo mais sensível ao preço.

Experiências presenciais

A retomada de atividades presenciais, que foram suprimidas ou reduzidas na pandemia, continua sendo uma tendência. O caso mais emblemático foram os eventos, que tiveram um boom em 2022.

Casais almoçando em restaurante cheio

O novo consumidor busca a retomada das experiências presenciais

Essa tendência segue em 2023 e o consumo de bens e serviços que envolvem presença física e socialização seguem em alta: eventos e equipamentos esportivos, viagens, brinquedos e jogos, restaurantes, bares, cinemas, teatros, entre outros.

Busca pelo equilíbrio

As pessoas estão buscando um melhor equilíbrio entre a vida pessoal , profissional e o consumo. Isso aponta para uma busca pela redução do stress e uma priorização do bem-estar.

Essa tendência leva o consumo a ser menos automático e mais intencional. A compra por impulso perde espaço e a ideia de “consumir melhor” ganha. Segundo dados do Google, 85% dos consumidores brasileiros dizem que suas decisões de compra têm sido mais intencionais.

O público passa a preferir produtos duráveis e confiáveis, além de soluções práticas que agreguem valor à sua vida e atendam a várias necessidades ao mesmo tempo.

Sustentabilidade ambiental

O consumidor está cada vez mais consciente do impacto do consumo no meio ambiente e, com o tema das mudanças climáticas mais presente na mídia e na vida das pessoas, há uma exigência crescente que as marcas sejam sustentáveis.

Mesmo buscando economizar, o comprador tende a dar preferência a marcas que demonstram preocupação com a preservação ambiental e tenham uma abordagem sustentável proativa, comprometendo-se com metas reais e projetos com resultados práticos.

Metaverso

A busca por experiências presenciais não significa que as telas foram deixadas totalmente de lado. Os consumidores continuam se conectando com as marcas no mundo virtual e o metaverso, uma das grandes tendências de comunicação para o ano de 2023, segue crescendo em importância.

A influência do metaverso no comportamento do novo consumidor ocorre em várias frentes, desde a compra de produtos e serviços neste ambiente, até ser impactado por ações de branding, eventos, influencers virtuais, entre outras muitas possibilidades que esse universo permite.

O número de marcas no metaverso também deve aumentar, à medida que mais pessoas passam a fazer parte desse ambiente – e, consequentemente – querem interagir com as marcas de sua preferência também por lá.

Diversidade e inclusão

Já faz um tempo que os consumidores esperam que as marcas se posicionem com relação a causas que eles consideram relevantes. A novidade é que o público espera uma atitude abrangente de inclusão por parte das empresas e está cada vez menos complacente com comunicações, produtos ou ambientes não inclusivos.

Um grupo diverso de pessoas se abraçando no parque

O novo consumidor segue valorizando a diversidade e inclusão

Além de exigir uma comunicação livre de preconceitos e estereótipos, o consumidor espera que os produtos também abarquem a diversidade (como maquiagens para uma ampla gama de tons de pele, roupas que atendam a diversos tamanho de corpos, entre outros exemplos), bem como que as empresas adotem políticas de diversidade e inclusão de colaboradores.

Como acompanhar as tendências de consumo?

O “novo consumidor” seguirá mudando seus hábitos de consumo e é essencial o monitoramento dessa evolulçao. Para acompanhar macrotendências, é recomendável ter acesso a relatórios de consultorias como McKinsey e Euromonitor.

Para conhecer melhor o seu público-alvo, é recomendável buscar ou realizar pesquisas de nicho, além de analisar o feedback sobre a marca e o conteúdo de redes sociais e outros canais de comunicação.

O levantamento dessas tendências a inclusão dos inputs no plano de negócios e de comunicação deve ser feita de maneira estratégica por profissionais ou consultorias especializadas no tema.

Se você quer alinhar a comunicação da sua marca às novas tendências de consumo, conte com quem tem mais de 30 anos de experiência no mercado. A G&A conta com um time multidisciplinar que atua do planejamento à mensuração de resultados. Conheça mais sobre os nossos serviços e fale com a gente!

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Mila de Oliveira

Especialista em conteúdo e SEO