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Social media training: o que é e 10 dicas práticas

09/02/2022

Social media training: o que é e 10 dicas práticas

O social media training é parte importante da capacitação dos porta-vozes. Afinal, o conteúdo das redes sociais dos executivos é associado diretamente à marca, o que pode trazer consequências negativas ou positivas.

Nesse post, o time de digital da G&A conta o que é social media training, sua importância estratégica e 10 dicas práticas para postagens nas redes sociais. Confira!

O que é social media training?

É um treinamento que capacita os porta-vozes a lidar com as mídias digitais, alinhado às políticas e estratégia da empresa ou instituição. O social media training pode ser um dos módulos de um media training “tradicional” ou um treinamento à parte, para reciclagem dos executivos.

Por que é importante?

O cenário da comunicação corporativa mudou: os executivos devem estar preparados para lidar com a imprensa, mas também com o ambiente digital.

No caso de porta-vozes ou alto executivos, o público não difere a pessoa física da empresa. Postagens ou comentários publicados nos perfis dos porta-vozes são considerados como conteúdo oficial da marca e podem trazer consequências significativas para a empresa.

Leia também: Rede sociais é lugar de CEO?

Social media training como ferramenta estratégica

O social media training não visa apenas evitar crises. Uma boa gestão das redes dos executivos pode trazer excelentes resultados para a marca e para o profissional.

Com bom senso e planejamento estratégico, a atuação nas redes sociais se torna uma forte aliada do desenvolvimento profissional do executivo e da gestão da empresa. É um ganha-ganha: o executivo aumenta sua influência no mercado e a marca fortalece a sua imagem.

O mesmo potencial viral para aspectos negativos pode ser trabalhado para as mensagens positivas. As marcas podem atuar junto com seus porta-vozes para impactar o público-alvo de uma maneira mais pessoal, por meio das redes dos executivos. Estes, por sua vez, se posicionam como referência no mercado em determinados assuntos.

Como sempre, as ações nas redes sociais – sejam nos perfis oficiais os dos executivos – devem estar alinhadas ao planejamento de comunicação. A assessoria deve trabalhar junto com os porta-vozes e a marca para estabelecer estratégias e conteúdos que permitam alcançar esses objetivos.

Leia também: 5 tendências de comunicação em 2020 – da empatia ao metaverso

10 dicas para pensar antes de postar

  1. Se estiver de “cabeça quente”, não poste;
  2. Coloque-se sempre no lugar do outro. Seja empático!
  3. Se for postar uma foto com outras pessoas, peça a permissão delas;
  4. Não compartilhe informações internas da empresa, mesmo em grupos da sua confiança;
  5. Zero fake news: sempre verifique a veracidade das informações compartilhadas;
  6. Não entre em batalhas de argumentos (o famoso bate-boca);
  7. Copiou ou compartilhou conteúdo alheio? Dê sempre crédito ao autor;
  8. Cuidado com os erros gramaticais;
  9. Antes de postar ou comentar, se pergunte: isso pode ser mal-interpretado ou ser ofensivo?
  10. Lembre-se: não é sobre limitar a expressão ou coibir postagens. É entender riscos e melhores práticas no ambiente digital.

Social media training na G&A

Preparar porta-vozes para lidar com o ambiente digital é tão importante quanto uma capacitação para lidar com a imprensa e outros públicos de interesse. Hoje, não há separação entre offline e online: a gestão da comunicação deve ser sincronizada.

Por isso, as habilidades digitais são parte integrante dos treinamentos da G&A: tanto o Media Training quanto o CAV+ (Comunicação de Alta Voltagem) trazem um módulo de comunicação digital, onde abordamos conteúdos e mídias adequados para alcançar os objetivos de comunicação, do’s e don’ts nas redes e muito mais.

Quer saber mais sobre CAV+ e outros treinamentos da G&A? Acesse a nossa página de serviços e fale conosco!

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Mila de Oliveira

Especialista em conteúdo e SEO