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GeA em 3 minutos

07/06/2018

GeA em 3 minutos

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A crise de imagem chegou. E agora?

Olá!

Sabemos que tempo é precioso. Por isso, vamos direto ao ponto. Para evitar o prejuízo na imagem, como o governo está amargando com a greve dos caminhoneiros, damos 8 dicas de ouro para gestão de crise:
1 – Mapear situações de potencial risco – Fazer uma análise sincera de todos os pontos sensíveis em cada área da empresa, tentar solucioná-los ou minimizá-los. Entender as suas deficiências vai torná-lo mais ágil na solução do problema. E existe aquele ditado: Tempo é…
2 – Definir procedimentos – Desenvolver um plano de ação, listando o impacto, as pessoas envolvidas, ações imediatas e responsabilidades.
3 – Treinar pessoas – Cada um deve saber qual a atitude tomar, a quem acionar – sem perder tempo – da recepcionista ao presidente, do operário ao gerente, da área de RH à área de TI. Quanto aos gestores, eles devem entender seus papeis e liderar processos, dentro do plano de gestão.
4 – Organizar materiais – Deixar à mão todos os materiais necessários, desde lista de contatos, até informações a serem compartilhadas interna e externamente.
5 – Planejar integração com públicos – Este planejamento não está relacionado a situações de emergência. Deve ser colocado em prática diariamente. A empresa deve se comunicar de forma natural e constante com funcionários, comunidade, clientes, imprensa e todos os demais públicos que fazem parte da sua operação.
6 – Definir e implantar estratégia de conteúdo – Manter uma comunicação em movimento, especialmente em situações positivas, com o alinhamento das mensagens-chave que faça sentido para o desenvolvimento dos negócios da empresa a médio e longo prazos. É primordial saber o que dizer – e quando, como e para quem –, em qualquer que seja a situação.
7 – Monitorar – O que falam sobre a sua empresa dentro dos seus portões? E fora deles? Como anda a sua reputação no ambiente digital? Acompanhar comentários e antever possíveis animosidades pode evitar complicações ainda maiores. Aproveitar momentos propícios e trabalhar com uma estratégia de marketing e comunicação são ainda mais importantes para fortalecer a sua imagem. Não deixe de aproveitá-los.
8 – Avaliar, avaliar, avaliar – A construção da reputação é um esforço que não tem fim. Deve ser acompanhado, analisado, corrigido dia a dia, sem interrupção, baseado nas conquistas e nas lições aprendidas, sempre com o olhar no futuro.
Quando começar? Se sua empresa ainda não percebeu esta necessidade, ela está atrasada. Mas nunca é tarde para iniciar um planejamento estratégico de comunicação e marketing para alavancar oportunidades e formar um colchão para tempos mais difíceis, que, espero, nunca venham.
Se quiser ler o artigo sobre o tema de Heloisa Picos, vice-presidente da G&A, clique abaixo:
Gestão de Crise: Previnir antes de Corrigir – 8 dicas de ouro

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