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Mapa de stakeholders permite ação imediata

14/08/2018

Mapa de stakeholders permite ação imediata

Sempre que a G&A é contratada para fazer um trabalho em comunicação corporativa, um procedimento obrigatório é estruturar um mapa de stakeholders. Um atendimento de relações públicas que se preza passa por monitorar todos os interlocutores, possíveis e imagináveis, para saber o que está sendo falado sobre o cliente, entender o mercado de atuação e reagir rapidamente para prestar os esclarecimentos devidos. A agilidade no trato da informação pode matar o mal pela raiz e evitar o surgimento de uma crise.

O mapeamento é bem abrangente. De cara, vale ter na mira todos os profissionais de imprensa, e seus respectivos veículos e números de telefone, que podem tratar de assuntos de interesse do cliente. São listados todos os órgãos de comunicação, como jornais, TVs, revistas, rádios, sites e influenciadores digitais.

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Tão importante quanto é levantar quais são os órgãos públicos que controlam e fiscalizam a atividade do contratante. E saber com quem lidar num momento de dificuldade. O radar também inclui organizações não governamentais (ONGs) e entidades setoriais que discutem o desenvolvimento do segmento. Os sindicatos e seus líderes classistas merecem a mesma atenção. Vale ainda relacionar universidades e docentes que podem debater questões de interesse do cliente.

Por último, sobretudo se a conta tem relação com prestação de serviço à população, devem ser acompanhada de perto as atividades de políticos que defendem interesses de um público ligado ao segmento. Até pela projeção dos parlamentares e acesso aos meios de comunicação, esclarecê-los sobre detalhes do tema em questão pode minimizar os efeitos de uma informação desfavorável ao cliente.

Quando se fala em relações públicas, é exatamente exercer um papel de facilitador e interlocutor de diferentes agentes para que o convívio seja o mais harmonioso e colaborativo dentro de condições de temperatura e pressão. Um RP, na acepção da palavra, é forjado no relacionamento e vive dele para fazer bem o seu trabalho.

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Carlos Alencar

Diretor executivo da G&A