× G&A Comunicação

Highlights

Seis dicas para ter uma vida financeira saudável

18/05/2018

Seis dicas para ter uma vida financeira saudável

Durante a Semana Nacional de Educação Financeira (ENEF), a Brasilprev dá dicas para que as pessoas tenham um melhor planejamento financeiro – algo fundamental para alcançar sonhos, realizar desejos e manter uma rotina sem apertos

01 – NÃO GASTE MAIS DO QUE GANHA: “A primeira e mais básica dica é adequar o padrão de vida à sua renda. Tenha em mente todos os seus gastos, fixos, esporádicos e supérfluos para que as contas no mês fechem. Não deixe que as despesas ultrapassem o valor da receita. “Nunca é tarde para começar a planejar sua vida financeira. Por meio de pequenas ações, fruto de disciplina, é possível conseguir uma vida sem apertos e poupando para grandes projetos. No próximo dia 14 tem início a 5ª edição da Semana Nacional de Educação Financeira, promovida anualmente pelo Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF) e tem como objetivo promover a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF). Com participação ativa nesta iniciativa pela quarta vez, a Brasilprev, maior empresa de previdência privada do País, divulga algumas dicas para que as pessoas tenham um melhor planejamento financeiro. Sandro Bonfim, superintendente de Produtos da empresa, adianta algumas dessas dicas.”

02 – GERENCIE SUAS DÍVIDAS: “Saiba os tipos de suas dívidas e as acompanhe. É importante tomar cuidado para que o limite do cheque especial não seja incorporado à sua renda e para que você não se perca em parcelas de cartão de crédito. Para quitá-las procure os mecanismos pelas instituições financeiras que melhor se adequem ao seu perfil. A partir do momento em que você conhece seus gastos, fica mais fácil diminuí-los e evitar dívidas.”

03 – PENSE NO FUTURO: “Incorpore ao seu planejamento mensal a reserva de recursos para diferentes tipos de poupança, além de uma reserva de segurança para os casos de urgência. Para esta, o ideal é manter, no mínimo, um valor equivalente a seis vezes a sua renda mensal. A partir daí, é preciso planejar investimentos, pensando nos prazos de cada um, curto, médio e longo, e levando em conta seus projetos de vida e suas prioridades. Ao alinhar essas duas questões é possível montar um plano efetivo. Quanto custa a realização desses projetos e quanto posso poupar hoje para o futuro? Depois de definir essas quantias, busque a mulher maneira para investir seu dinheiro. A previdência privada pode ser uma boa opção em casos de investimento à longo prazo, devido à benefícios fiscais, tributários e a oportunidade de diversificação de recursos.”

04 – PESQUISE E BUSQUE UMA CONSULTORIA: “Na hora de distribuir seus investimentos é importante norteá-los de acordo com seu perfil e seus objetivos. Assim, é interessante consultar o gerente de relacionamento de seu banco ou um especialista no assunto para, através de um serviço personalizado, delimitar como dispor seus recursos, e também o valor dos mesmos, e dessa forma explorar da melhor forma as possibilidades de acordo com seus desejos.”

05 – SE OPTAR PELA PREVIDÊNCIA PRIVADA, COMECE O QUANTO ANTES E REVISITE O VALOR DO PLANO PERIODICAMENTE: “O aumento da expectativa de vida do brasileiro é um fato, e assim, pensar na segurança financeira no futuro, uma necessidade. Investir agora é importante para construir a manutenção do padrão de vida amanhã –  quanto antes se começa, menor é o esforço na realização das contribuições e maior o efeito dos juros com o tempo. Também é preciso revisar a quantia investida, tendo em vista seu momento de vida e de renda salarial, para que sua reserva esteja sempre de acordo com seu padrão de vida e seus objetivos.”

06 – É IMPORTANTE DIVERSIFICAR RECURSOS: “No contexto atual do mercado, com a redução das taxas de juros, para obter maiores ganhos nos investimentos é necessário diversificar. Para alargar sua reserva financeira, em termos de longo prazo, alocar recursos em fundos de renda fixa de prazos maiores e em fundos multimercados pode ser um caminho para buscar uma rentabilidade diferenciada.”

Tags