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Instagram Reels vs TikTok para empresas

13/07/2020

Instagram Reels vs TikTok para empresas

Com a sua popularização, o TikTok entra na mira das empresas. O Instagram, por sua vez, lança o Reels, ferramenta que compete diretamente com a nova rede social. Como ficam as marcas nesse cenário?

Ah, e se, em pleno 2020, você ainda não ouviu falar em TikTok, temos que conversar!

O que é TikTok

É um aplicativo de mídia e rede social que cria e compartilha vídeos curtos. Criado na China em 2016, um dos diferenciais do app é a imensa galeria de efeitos, que permite criar vídeos interativos e engraçados.

O TikTok começou a se popularizar no Brasil em 2019, primeiro entre adolescentes e pré-adolescentes, mas logo ganhou adeptos de uma variada faixa etária, além de ser muito usado pelos famosos. Pais e filhos, adultos e jovens estão fazendo uso frequente do aplicativo, seja dublando cenas, dançando ou fazendo algum desafio viral.

O isolamento social contribuiu para que a rede social ganhasse popularidade, uma vez que as pessoas estavam buscando se divertir sem sair de casa.

Surge o Instagram Reels

Mas Mark Zuckerberg não deixou barato! Percebendo que o TikTok ganhou força entre os usuários, o dono do Instagram lançou uma nova ferramenta para sua plataforma: Reels, que traz a mesma proposta do TikTok e com um potencial de concorrência bastante acirrado.

Ainda em fase de testes no Brasil, Reels possui uma vantagem: ele integra um aplicativo já existente. Sabemos que, hoje, o Instagram é umas das mídias sociais mais populares do mundo, batendo a marca de 1 bilhão de usuários ativos e tendo um crescimento acelerado – aproximadamente, 5% por trimestre. Por isso, os vídeos feitos na nova ferramenta têm a chance de viralizar mais rápido.

Reels ou TikTok para empresas?

A maioria das empresas se pergunta como é possível utilizar esses recursos para promover o seu produto ou serviço. A questão é que, para se dar bem numa mídia social, é preciso falar a linguagem dela. Não tem como aplicar a mesma estratégia de conteúdo em todas, como se não houvesse diferenças.

Recentemente, a Rexona fez uma ação patrocinada com a atriz Agatha Moreira e decidiu apostar no TikTok: de forma extremamente criativa, pensando em promover um produto que está ligado à prevenção da COVID-19, a marca criou um challenge (os famosos desafios virais) e foi feito um conteúdo que acerta em cheio no estilo, público e linguagem da plataforma.

 

Tela do Tik Tok com foto da Agatha Moreira - Tik Tok para empresas

Ação patrocinada da Rexona no TikTok: challenge com Agatha Moreira

Cinco dicas para empresas no TikTok

Seja para se aventurar em novidades ou se manter relevante nas mídias veteranas, é importante sempre ter um planejamento estratégico e respeitar a linguagem da rede social em questão. Confira cinco dicas de TikTok para empresas:

  • Conheça e se inspire

Estude a fundo o TikTok, identificando características, formatos e oportunidades. Também pesquise o que marcas e influenciadores têm produzido.

  • Foque na estratégia

A presença no TikTok deve ter objetivo e público-alvo, estar de acordo com a estratégia de comunicação e em consonância com as outras ações da marca. Como sempre dizemos aqui, a comunicação deve ser sincronizada.

  • Faça parceria com influenciadores

Na hora de entrar em campo desconhecido, nada melhor do que contar com um aliado que já conhece a linguagem daquela rede social e conta com um público fiel. Além de permitir trabalhar em um terreno mais seguro com relação ao conteúdo, a parceria com influenciadores torna mais fácil a dura tarefa que é atrair e fidelizar seguidores para o perfil corporativo. Um trabalho bem feito com influencers e creators expõe a marca de maneira natural ao público correto e aumenta a capilaridade do perfil da empresa naquela rede social.

  • Evite produções exageradas

Um dos motivos pelos quais o TikTok faz sucesso é que não precisa ser um expert em edição para produzir vídeos que engajem os seguidores. Mesmo os grandes influenciadores do TikTok têm produções simples, filmadas e editadas com efeitos do próprio aplicativo. Para não soar falso, as marcas devem manter o estilo “caseiro” característico dessa rede social.

  • Use o viral a seu favor

O TikTok é uma rede pautada na viralização. Para ter sucesso nessa plataforma, é necessário que as marcas estejam alinhadas aos assuntos que estão acontecendo, como os challenges, que são extremamente populares. O público do TikTok, formado majoritariamente por jovens, é cético em relação à publicidade. Por isso, uma comunicação artificial e descolada das tendências orgânicas da rede tende a fracassar.

Esse texto foi produzido por Isabela Torrente e atualizado em 13.7.2020 por Mila de Oliveira

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